Frases de Paulo Freire...

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ensino Fundamental - Módulo I - Ciências

Data: 14/06/12
Aula:  31
Conteúdo:  As Plantas

Sugestão:  Montagem de um HERBÁRIO;  Pedir aos alunos para levarem folhas, caules... de PLANTAS que encontrarem  no caminho da escola, pegar folhas de jornal e papelão e prensar  o material, amarrando fortemente  com barbante e sobrepondo algo pesado ( como uma pilha de revistas ou livros usados). Esse material deverá ficar secando ao sol por alguns dias. Para organizar o Herbário, os alunos podem dividir as plantas coletadas em GRUPOS, considerando as características abordadas em aula. Pode-se já abordar a nomenclatura:

Gimnospermas:  possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.

Angiospermas: produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.


Um comentário:

Obrigada por deixar seu comentário. Brevemente será liberado e estará no blog.